sábado, junho 14, 2008

A Amazônia é realmente nossa?

A paranóia presente atualmente na cabeça dos brasileiros é que alguém, em algum lugar, nos quer 'roubar' a Amazônia.
Ora, chega desse chororô!

Enquanto ficarmos nessa paranóia boba e nesse discursinho nacionalista de 5ª, nos esquecemos daquilo que é nossa obrigação: ter uma política eficiente para a Amazônia e, tendo-a, implementá-la.

Pq é a ausência de uma política econômica governamental sustentável para a Amazônia que está dando voz aos que desejam a sua internacionalização, baseados em interesses ocultos. E isso é culpa nossa!

Lógico que os países do Norte, grandes poluidores de toda a história, não tem direito de cobrar a preservação da Amazônia ao Brasil. Mas sabemos que essa 'cobrança' é só uma faixada, pq na verdade, os americanos, franceses, ingleses, estão de olho é no subsolo, nas riquezas minerais e hídricas, e não na floresta.
E se o país não abrir o olho logo e tomar uma posição, vai dançar. É aquela velha história: Se o cara num dá um trato legal na esposa, se deixa ela na mão e vacila, o Ricardão aparece. Com a Amazônia é a mesma coisa.
Corno não é corno por acaso. Por alguma razão ele merece.

Portanto, se a Amazônia é nossa, tá na hora de provarmos. E isso só é possível se mostrarmos que podemos protegê-la. Então, é uma responsabilidade nossa, tratar de ocupar e explorar as riquezas da Amazônia de forma responsável e sem grandes danos à natureza.Criar centros de pesquisa, explorar o conhecimento, usar a grande biodiversidade existente para desenvolvimento de bens e produtos, assim como o turismo ecológico, é uma boa saída.
Mas achar que aquilo lá deve ficar intocado pelos próximos anos ou que por milagre vamos conseguir acabar com os desmatamentos, é puro ecologismo excessivo.

A grande verdade é que o Brasil ainda não sabe o que quer fazer com sua maior floresta. E, enquanto isso permanecer, ela seguirá sendo destruída e muitos de nós, por puro sentimento de culpa, continuarão achando que algm lá fora vai tomá-la na força. Talvez pq, no fundo, bem no fundo, sabemos que temos culpa no cartório.

Na falta de planos, o caos.



E no mais, se o país não se mexer e nada mudar, por que os estrangeiros vão 'invadir'? Eles já tiram da Amazônia o que querem, quanto querem, como querem e quando querem :)

6 comentários:

  1. A Amazonia é nossa e ta na hora da população toda se unir pra preservar e cobrar atitudes reais do governo!!


    te add lá tb, boa sorte com o blog!


    abraços


    Mijei de Rir - Alegria e diversão!

    ResponderExcluir
  2. Não vale apenas falar "a amazonia é nossa" se não fazemos nada para preserva-la :)

    ResponderExcluir
  3. "posso concluir com isso que sua vida está completa, perfeita?"
    Talvez minha vida não esteja completa, mas eu consigo ser feliz com o que tenho.
    Não disse que não preciso de mais nada em minha vida, mas não preciso de mais nada para ser feliz.
    Sim, pode ser que algumas coisas a mais me deixariam mais feliz, claro, mas do jeito que está já basta para minha felicidade :)

    "Então, acho certo essa 'busca pela felicidade', pq se nada nesse mundo vem de graça pra nós, pq essa senhora viria? ;)"
    pode ser que ela venha de graça, talvez, o que não vem de graça, é a "capacidade" de perceber ela.
    (Não, não estou dizendo que sou mais
    capaz que os outos)
    as vezes passamos tanto tempo "procurando" ela, que não vemos que ela está ao nosso lado.

    Acho que já falei demais :B

    sem gatinhas ;)

    Beijos, gatinho hahaha ;*

    ResponderExcluir
  4. Devemos tomar muito cuidado com discursos prós ou contra, a qualquer coisa.
    Tudo pode ser questionado. No seu texto não enxerguei uma possível solução...mesmo porque essa não existe.
    Vivemos em um país de terceiro mundo (hoje subdesenvolvido), onde cria se uma nova ONG em cada esquina, para os mais variados públicos e necessidades. Agora, debates e informações sem a melação dos ativistas ambientais, não se vê em parte alguma. O tempo passa, e a cada semana um novo medicamento é descoberto por países do hemisfério norte. Prensado e com uma boa embalagem, e com preços astronômicos, no fim ao ler a bula estará lá. Extraído de uma planta Amazônica.
    Já nos levaram a Amazônia, agora só nos resta compra-la em pílulas.
    Sem dramas também... Ainda somos o Pulmão do mundo.
    Um mundo Fumante.

    Dá uma passada lá no meu blog...abraço!

    ResponderExcluir
  5. É meu amigo...s e não fosse apenas a Amazônia ... agora tem até gringo no "Parque Estadual do Jalapão" no Estado do Tocantins.,..

    Norte-americanos se alojaram lá para a realização de um reality show "Survivor" que será exibido em 120 países.. e adivinhe ... nops... NADA de Brasil nesta lista ...

    se não fosse isto .... a área é uma APA... então é um local de Prewservação ... o que acarreta em vários impactos ambientais, alguns até irreversíveis...

    Fica complicado né?


    andei postando sobre este caso no meu blog ... como vi seu blog aqui chegando a lenha encima de grimgo .. achei bão enfatizar ^^
    abraços e parabéns e sucesso com o bLog ^^

    :D

    ResponderExcluir
  6. esses fdp dos estados unidos, da inglaterra, da frança, o presidente brasileiro tem que investir em armamentos nucleares pra caso esses desgraçados do capeta esses filha da puta do diado do karalho do inferno esses desgraçados algum dia quiser mandar em algo aqui no brasil soltasse uma nuclear em cada pais desses filha das putas!

    ResponderExcluir