segunda-feira, outubro 06, 2008

Efeito Borboleta.

Já assisti muito este filme, e sempre que o vejo, fico meio 'depre' ;~~
Mas, isso não muda o fato de achá-lo ótimo :)

Talvez seja pela reflexão que ele propõe: estamos predestinados em nossas vidas, ou podemos, através do 'livre arbítrio', mudar nosso futuro? E, mudando nossas histórias, quais seriam as conseqüências em nossas vidas? E na vida dos outros?
Acho que todo mundo, em algum instante, já se pegou pensando como estaria sua vida se tivesse tomado uma decisão diferente no passado. No filme, Evan tem esse 'poder' de regressar, e com ele, quer tornar o mundo perfeito (pelo menos para os que estão ao seu redor). Suas intenções são boas, mas, a cada "viagem", a cada tentativa de consertar as coisas e produzir um futuro melhor para todos, ele se depara com novos problemas, seja na sua vida ou na de seus amigos, até o momento em que percebe que é preciso abrir mão de seu grande amor para que tudo fique em ordem novamente.
É aí que Efeito Borboleta torna-se crucial, relevante e perplexo.
Até que ponto conseguimos deixar de lado nosso egoísmo? Até que ponto é certo abrir mão de nossa 'felicidade', para o bem-estar alheio? Será que conseguimos aceitar que, por mais que amamos uma pessoa, às vezes a melhor forma de vê-la feliz e bem é não tê-la, por mais que isso machuque e nos arrebente por dentro?
São perguntas cujas respostas, com certeza, não acharemos facilmente. Mas, que irão nos perseguir até o fim de nossas vidas.

;~~

3 comentários:

  1. sempre que o vejo tbm me faço essas mesmas perguntas, acho legal filmes que fazem pensar...

    a vida, eu creio, q seja um caminho, cheio de rumos...cada um escolhe o seu e segue!!!!

    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Acho esse filme fantástico!
    Gosto muito desse lance de poder mudar o rumo.
    Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças também é ótimo para refletir sobre os caminhos que a nossa vida toma.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre vejo esse filme como uma amostra de como as possibilidades não realizadas não são aquilo que imaginamos e que a hora de mudar algo é o agora!

    Mas principalmente por que traz a percepção que tudo são escolhas e que algumas foram feitas quando não tínhamos a dimensão da sua importância.

    É a mágica da vida. Mais do que ser triste pra mim o filme é alegre, por que no fim, é possível haver felicidade. A felicidade de Evan é ver sua amada feliz.

    abraço,

    ResponderExcluir