sábado, junho 14, 2008

A Amazônia é realmente nossa?

A paranóia presente atualmente na cabeça dos brasileiros é que alguém, em algum lugar, nos quer 'roubar' a Amazônia.
Ora, chega desse chororô!

Enquanto ficarmos nessa paranóia boba e nesse discursinho nacionalista de 5ª, nos esquecemos daquilo que é nossa obrigação: ter uma política eficiente para a Amazônia e, tendo-a, implementá-la.

Pq é a ausência de uma política econômica governamental sustentável para a Amazônia que está dando voz aos que desejam a sua internacionalização, baseados em interesses ocultos. E isso é culpa nossa!

Lógico que os países do Norte, grandes poluidores de toda a história, não tem direito de cobrar a preservação da Amazônia ao Brasil. Mas sabemos que essa 'cobrança' é só uma faixada, pq na verdade, os americanos, franceses, ingleses, estão de olho é no subsolo, nas riquezas minerais e hídricas, e não na floresta.
E se o país não abrir o olho logo e tomar uma posição, vai dançar. É aquela velha história: Se o cara num dá um trato legal na esposa, se deixa ela na mão e vacila, o Ricardão aparece. Com a Amazônia é a mesma coisa.
Corno não é corno por acaso. Por alguma razão ele merece.

Portanto, se a Amazônia é nossa, tá na hora de provarmos. E isso só é possível se mostrarmos que podemos protegê-la. Então, é uma responsabilidade nossa, tratar de ocupar e explorar as riquezas da Amazônia de forma responsável e sem grandes danos à natureza.Criar centros de pesquisa, explorar o conhecimento, usar a grande biodiversidade existente para desenvolvimento de bens e produtos, assim como o turismo ecológico, é uma boa saída.
Mas achar que aquilo lá deve ficar intocado pelos próximos anos ou que por milagre vamos conseguir acabar com os desmatamentos, é puro ecologismo excessivo.

A grande verdade é que o Brasil ainda não sabe o que quer fazer com sua maior floresta. E, enquanto isso permanecer, ela seguirá sendo destruída e muitos de nós, por puro sentimento de culpa, continuarão achando que algm lá fora vai tomá-la na força. Talvez pq, no fundo, bem no fundo, sabemos que temos culpa no cartório.

Na falta de planos, o caos.



E no mais, se o país não se mexer e nada mudar, por que os estrangeiros vão 'invadir'? Eles já tiram da Amazônia o que querem, quanto querem, como querem e quando querem :)