segunda-feira, agosto 30, 2010

Ouça o que eu digo, não ouça ninguém.

Estranho a vida, não? Amizades que parecem tão sólidas, às vezes, não passam de um jogo. Um jogo onde alguém coloca na cabeça que tem alguém querendo derrubá-lo, e começa a tentar revidar na mesma moeda, quando, na verdade, do outro lado tem apenas alguém tranqüilo na sua, que jamais cogitou tal idéia.
Estranho a vida, não? Relacionamentos que parecem sinceros, às vezes, não passam de um jogo. Um jogo onde alguém coloca na cabeça que tem alguém tentando enganá-lo e, inconseqüentemente (ou não), começa a trocar os pés pelas mãos, quando, na verdade, do outro lado tem apenas alguém tranqüilo na sua, que, apesar de seus vacilos, novamente jamais cogitou tal idéia.
Mas você deve estar se perguntando onde a música do Engenheiros entra nessa história. Pois bem, meu amigo, ela traz a explicação de tudo: o PODER da palavra.
Uma palavra dita numa ocasião errada pode mudar o rumo de qualquer situação. Tanto pro bem, quanto pro mal. E cabe a mim, a você, a nós, saber ouvir e interpretar o que cada palavra significa, qual reação cada palavra irá provocar, e o mais grave, o que cada pessoa quer ao proferi-la, afinal, como diz aquele velho ditado "de boas intenções, o inferno está cheio."

Num dos episódios de One Tree Hill, Nathan diz: "Então, você quer que eu conte algo sobre mim mesmo? Eu não tenho nada a dizer. E mesmo que eu tivesse, você estaria errado em acreditar em mim. Confiança é uma mentira. Ninguém jamais conhece alguém."
Forte, não? Pois é, faço das palavras dele as minhas.
Confiança hoje em dia é como um cristal: Sensível, frágil, transparente, precioso, bonito. Exige cuidado, zelo e deve ser bem guardado. É lapidado, trabalhado e não se encontra em qualquer lugar. Leva um tempo para se ter algo assim. Por ser valioso, não é qualquer pessoa que pode tê-lo. Quando quebrado, o risco de perdê-lo pra sempre é altíssimo. É difícil recompor, restaurar. Na maioria das vezes, é praticamente impossível. E vendo bem, é mais ou menos assim que a vida funciona.
Ahh, caso não haja saída, aqui vão três dicas que podem te ajudar:
1. Ajude a natureza e pare de desperdiçar cola;
2. Arrume outro cristal inteiro. É quase certo que irá arrumar um mais bonito que o antigo;
3. E por fim, jogue os cacos fora. Do contrário, a qualquer descuido eles acabam te cortando.

Ok, com certeza há alguém aí do outro lado se perguntando o que o poder da palavra tem a ver com a confiança, certo?
Oras, tudo!
Uma palavra mal dita, ou mal absorvida, e lá se vai pelo ralo seu cristal =]
Por isso, cuidado com o que fala e mais cuidado ainda com o que ouve.
Ou melhor, siga o conselho do grande Humberto Gessinger: "Ouça o que eu digo, NÃO OUÇA NINGUÉM."

3 comentários:

  1. putz! gostei muito da metafora do cristal! muito mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu blog..adorei todos os textos!! parabens...
    bjosssssss

    ResponderExcluir