sábado, dezembro 13, 2008

Technical Support ... Technical Support ...

Como saber se o que vivemos é real? Como ter certeza de que não estamos em um sonho lúcido? Pode ser que vocês me questionem que um "suporte técnico" não aparece de vez em quando pra ter dar umas dicas. Ok, mas e se você optou por nunca sair desse sonho? Mesmo que dê tudo errado, mesmo que dê tudo certo ...
 Mas e se for realmente um sonho, será que é possível viver nesse estado mesmo com todas as informações necessárias para sair dele? No filme Vanilla Sky, quando se descobre que está numa situação assim, temos que fazer uma escolha, continuar o sonho ou acordar pro "mundo real". Então, pode ser que estejamos mesmo em um sonho, e apenas não sabemos ainda como acordar, talvez por essa informação fazer parte de algo maior, algo transcendente, algo que vá muito além da nossa vã filosofia. Ha ha, que loucura.
Pra irmos um pouco mais fundo, vamos ver o conceito de realidade. O que é realidade pra você? Não seria aquilo que nossa mente capta e produz com o que capta? Se pensarmos assim, que a realidade é a mente, então vivemos um sonho lúcido, pois a realidade é o que nossa mente interpreta e sente de alguma forma. Lógico que nossa mente não é perfeita, pelo contrário, é falha. Não podemos captar tudo, nem elaborar tudo. Fazemos o melhor que podemos com o que captamos e vivenciamos, e fazemos isso com as nossas estruturas psíquicas. É, quanto mais escrevo, mais complicado vejo esse post.
Mas, pensando bem, não há nada de complicado. A questão é simples: como distinguir o que você está vivendo ou o que está imaginando? E olha, isso não tem nada a ver com filosofia astronômica ou psicologia quântica. É bem mais simples, é apenas uma questão de percepção. Sentidos, valores, marcas, experiências, tudo isso pode te dizer que o que te acontece não é apenas sua imaginação? Que é tudo real? Sintetizando: Você não está em um sonho lúcido?
Se de certa forma tudo que passa pela mente é um sonho e que tudo que a mente cria pode se tornar real, então, inconscientemente, estamos sonhando o tempo todo. Dessa forma, não existe sonho nem realidade, os dois são apenas um, esperando que sejam visualizados e materializados por quem os cria.
É, melhor parar por aqui e ir dormir. Quem sabe todas essas respostas venham apenas depois da morte. Se estivermos em um sonho, acordaremos. Ou não.
Se o seu "sonho lúcido" está bom, aproveite. Caso não esteja, grite o suporte técnico, quem sabe ele aparece ;)




PS: Se você assistiu Vanilla Sky, talvez consiga me entender. Do contrário, acho difícil.

16 comentários:

  1. Acho que o fato de eu estar comentando aqui me prova que eu nao estou sonhando,mas as hipoteses sao interessantes vistas de um ponto distnte como num filme,Vannyla sky

    ResponderExcluir
  2. Reflexão interessante....

    http://fogodeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tempo, existência, ilusão, realidade, pensamento...
    Me identifiquei com esse post, também vivo refletindo sobre essas coisas e pra mim não é facil explicar de tal maneira que o leitor entenda claramente. Sempre fazem várias interpretaçoes dos meus textos.
    Não assisti Vanilla Sky mas entendi o que vc quis dizer.

    Enfim, gostei do blog em geral ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post... Faz uma reflexão boa e além de tudo sempre penso em coisas assim... Muito bom...

    ResponderExcluir
  5. olha, tocou em um ponto muito bom! gostei do que escreveste! com ceerteza, vou continuar visitando! (:

    ResponderExcluir
  6. A realidade é subjetiva! Por que na verdade o que chamamos de realidade nada é mais do que as impreções da nossa intuição, captadas pela nossa sensibilidade e condensada no que chamamos de experiência!
    Vejamos duas verdades, e que, pela subjetividade da percepção se tornan contraditórias.
    Os cristãos e os deístas tem como base argumentativa para a existência de Deus as obras naturais,"assim como o relógio prova a existência do relojoeiro; o universo prova a existência de Deus".
    Mas de um outro modo esta mesma verdade da natureza provoca,numa outra mente sensível o efeito contrário.
    Quando o grande astronauta russo Yuri Gagarim foi ao espaço ele afirmou "não ter visto Deus".
    Então a percepção nos engana, dando-nos realidade superficial.
    Eu tenho um blog de filosofia em que eu aborto estas probelmáticas metafísicas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. valeu pela visita

    beijoss

    espero que esteja tudo bem!

    http://falandosobrealgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. climclim sempre intelectual
    se for pensar assim, e o "deja-vú" será que realmente temos premonições ou será que vemos alguma coisa que nos lembre e associamos tudo de uma só vez ? O_O"
    vai entener hauahuaha

    bjs climclim *-*

    ResponderExcluir
  9. Diferenciar sonhos ou a realidade é uma coisa extremamente difícil.

    Embora eu não tenha gostado de Vanilla Sky como filme, aprecio a reflexão e o discurso que ele propõe ao espectador.

    ResponderExcluir
  10. Vixi..loucura msm! Mas tb tenho estes momentos insanos. Vc já viu o documentário "Quem somos nós" - tem no youtube-? Assista, vc irá gostar...e divage sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaaaaaaaaaaaah! Você acredita no que escreveu?! Sinceramente, não consigo imaginar que pessoas com tais teorias sobrevivam neste mundo! Digo isso pq EU MESMA já pensei dessa maneira... E quase enlouqueci! Mas descobri um jeito de tirar essa dúvida de vez... VIVER INTENSAMENTE. Não há sonho tão real que chegue a ser intenso. Depois que começei a experimentar a VIDA INTENSA, parei de pensar acreditar nessas coisas... Talvez eu estja errada. Mas o que importa? Eu vivi intensamente. Seja no sonho ou não.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  12. oi ta afim de parceria eu vou te linkar flws

    ResponderExcluir
  13. Ei, obrigada pelos dizeres lá no blog. É verdade, como nos arrependemos de deixar os momentos passar..mas enfim, caimos neste assunto aqui se a gente pensar muito sobre isto...rs. Como já comente neste post, só digo novamente q deve ver o documentário. E Vanila é bom msm! Adoro!!!

    Bjs e obrigada por me seguir!

    ResponderExcluir
  14. Vanilla Sky! Duas frases nesse filme, para mim, são meio que parte de mim ou qualquer clichê do tipo filosofias-de-boteco. Mas principalmente essa: "Você só conhece o sabor do doce depois de ter experimentado o amargo". Enfim, você escreve bem, chato!

    ResponderExcluir
  15. Isso é filosofia “Matrix” demais para mim.
    Fico com os conceitos de verdades já preestabelecidas. Por mais que tenham sido inventados.
    A filosofia é um campo em que minhas aventuras sempre se perdem em sonhos!rs

    Até....

    ResponderExcluir
  16. Passando pra desejar que seu ano novo seja otimo, e muito sucesso pra vc e para o seu blog!

    abraços


    Mijei de Rir - Alegria e diversão!

    ResponderExcluir